Entenda quais as possibilidades existentes para que pessoas transexuais realizem o sonho de constituir uma família.
Entenda sobre a gravidez para casais transexuais
O avanço da medicina e da reprodução humana vem possibilitando que a gravidez para casais transexuais se torne um sonho cada vez mais concretizável. Entendendo o universo de possibilidades que envolve as pessoas transgênero, a Clínica Pluris traz como principal objetivo auxiliar essas pessoas rumo ao sonho da maternidade e da paternidade, lhes propiciando a parentalidade.
A gravidez para casais transexuais pode envolver uma série de situações distintas, tais como:
- Casal composto por homem trans e mulher cis;
- Casal composto por mulher trans e homem cis;
- Casal composto por dois homens, sendo um trans e um cis;
- Casal composto por duas mulheres, sendo uma trans e uma cis;
- Casal composto por dois homens trans;
- Casal composto por duas mulheres trans.
Os caminhos são muitos, mas o foco é o mesmo: resolver o problema, abreviar o caminho e trazer uma solução prática que leve o material genético ausente até o casal, possibilitando uma gravidez tranquila e saudável.
Nesta página, entenderemos mais sobre as múltiplas possibilidades de gravidez para casais transexuais, as quais só a medicina com foco em reprodução humana assistida pode oferecer. Boa leitura!
Quais as opções de tratamentos possíveis?
A gravidez para casais transexuais precisa, como para qualquer gestação, combinar espermatozoide, óvulo e um útero — que podem ser os de uma ou mais das partes envolvidas no processo ou, ainda, utilizar para isso a recepção de gametas doados e até mesmo o chamado útero de substituição (ou barriga solidária, equivocadamente ainda conhecida como barriga de aluguel).
Antes de mais nada, é preciso reforçar e chamar a atenção para um ponto muito importante na viabilização da gravidez para casais transexuais: se a pessoa trans desejar que o seu material genético venha a ser utilizado para a geração da criança, a preservação por congelamento prévio dos óvulos (para o caso de homens trans) ou dos espermatozoides (para a situação de mulheres trans), antes que a pessoa inicie o tratamento hormonal de transição de gênero, passa a ser a segurança para que estas pessoas concretizem esse desejo, uma vez que, desta maneira, podem conseguir a preservação da fertilidade individual.
Isso acontece em razão de a hormonização ter um risco considerável de comprometer a fertilidade das pessoas transgênero. Além disso, existem outros procedimentos médicos que podem ser feitos para gerar gravidez para casais transexuais. Abordaremos a temática mais detalhadamente a seguir.
Inseminação artificial
Também conhecida como inseminação intrauterina (IIU), a inseminação artificial é uma técnica de reprodução assistida que consiste em depositar o sêmen, previamente preparado em laboratório, diretamente na cavidade uterina durante o período fértil, elevando assim a chance de se obter uma gestação — principalmente nos casos em que não existe a infertilidade de origem masculina.
Fertilização in vitro (FIV)
Considerada uma das técnicas de reprodução assistida mais utilizadas na atualidade, a FIV (Fertilização in Vitro) é um tratamento que consiste na fertilização do óvulo com o espermatozoide em um ambiente laboratorial, formando embriões que, após serem cultivados e selecionados, são, ao final, transferidos para o útero. Consiste em um tratamento seguro e eficaz, com altas taxas de sucesso, para quem deseja realizar o sonho de formar uma família.
Como é realizada a gravidez para casais transexuais?
No caso de a gravidez para casais transexuais acontecer, quer por inseminação artificial ou pela Fertilização in Vitro, o desafio é unir todos os componentes necessários para a concretização da gestação: espermatozoides, óvulos e um útero. Portanto, no caso de uma mulher trans que decida gerar uma criança com um homem cis, por exemplo, é necessário buscar um material genético feminino por meio de uma doação anônima e, na sequência, depositar o embrião obtido pela Fertilização in Vitro em uma barriga solidária para que esta prossiga com a gestação e o parto.
No caso de termos um homem trans e uma mulher cis, por exemplo, ambos podem gestar a criança caso estejam com o útero em boas condições clínicas. No entanto, aqui, será necessária a recepção de amostra de sêmen doada de forma anônima e utilizada em inseminação artificial ou, quando for o caso, até mesmo para uma Fertilização in Vitro e transferência de embrião para um ou até para ambos os úteros.
A gravidez para casais transexuais e homoafetivos — ou seja, um homem trans e um cisgênero ou uma mulher trans e uma cis — segue uma outra lógica, já que as duas partes envolvidas podem fazer uso de seus materiais genéticos para a geração da criança.
Por fim, em casais homoafetivos em que ambos os integrantes são transexuais, nós voltamos à primeira lógica: no caso de duas mulheres trans, é necessária uma barriga de substituição e uma doadora de óvulo. Já na situação em que os dois homens são transexuais, é preciso encontrar um sêmen doado e até mesmo um útero de substituição, caso nenhum dos dois queira ou possa gestar a criança.
Para as situações elencadas, é válido reforçar que o material genético da pessoa transexual idealmente deveria ter sido congelado antes do início do tratamento hormonal de transição de gênero, conforme já destacado no início deste conteúdo, uma vez que esta é a forma mais segura de preservar a fertilidade.
Em síntese, a gravidez para casais transexuais é sempre possível, independentemente da composição do par — alteram-se, somente, as metodologias e necessidades de acordo com cada particularidade, que deve ser analisada individualmente pela equipe médica responsável pelo tratamento de reprodução assistida.
Quais as possíveis complicações?
As complicações mais recorrentes em tratamentos de reprodução assistida podem ser elencadas como falhas nos procedimentos: consequências da estimulação ovariana, risco de gravidez múltipla, possibilidade de gestação ectópica e riscos associados à aspiração folicular.
No entanto, as taxas de sucesso das metodologias de reprodução humana são altas, e é cada vez mais concreta a possibilidade de que a gravidez para casais transexuais seja uma tentativa bem-sucedida.
Para entender mais sobre a gravidez para casais transexuais e as diversas possibilidades de reprodução assistida direcionadas oferecidas pela Clínica Pluris, nos envie agora mesmo uma mensagem e agende a sua avaliação.
Fontes: